Como fazer um plano de Desenvolvimento Profissional nesse início de ano?

Com a chegada de um novo ano, é necessário começar a pensar nos seus objetivos profissionais. E melhor do que pensar sobre isso é se planejar para colocar tudo em prática de maneira eficiente

Tenho 3 perguntas pra você:

1) Onde você quer estar daqui um ano?

2)  Que habilidades gostaria de desenvolver?

3) Qual profissional que vc quer ser em dez de 2021?

Eu te digo! Crescer na carreira exige dedicação, planejamento e execução.  Quando se trata de planejamento, é preciso construir um plano de desenvolvimento profissional assertivo e objetivo, alinhado com aquilo que você deseja para o futuro da sua carreira. 

Aprenda em 3 passos como organizar e priorizar as ações necessárias para atingir um determinado objetivo, dividindo-o em metas menores, estabelecendo prazos e focando no seu aprimoramento profissional e pessoal.

Então vamos lá, como garantir meu desenvolvimento profissional em 2021?

1º Ponto – ESTABELEÇA SEU OBJETIVO

Não existe plano se não houver um objetivo específico. O primeiro passo é definir o que você deseja com esse plano de desenvolvimento profissional. Pode ser o crescimento na sua carreira, uma recolocação profissional ou adquirir uma nova habilidade.

Para te ajudar, reflita sobre essas perguntas:

  • O que você sente que precisa desenvolver? 
  • Onde gostaria de chegar profissionalmente? 
  • O que falta para você se tornar o profissional que gostaria de ser?

ESCREVA O QUE VOCÊ QUER PARA TIRAR DA MENTE E TRAZER PARA O PAPEL.

EM SEGUIDA,  estipule um prazo para atingí-lo, mas lembre-se de ser realista neste momento. Nada de colocar prazos curtos esperando por resultados rápidos! 

Além disso, defina os indicadores para medir o seu desenvolvimento e comparar o desempenho atual e após a aplicação do planejamento. EXEMPLOS DE INDICADORES – Feedbacks da Liderança ou da Equipe, reconhecimentos, méritos e etc. Isso te ajudará a saber o quanto você está crescendo no processo.

2º Ponto – DIVIDA SEU OBJETIVO EM METAS MENORES (SUBMETAS)

Agora que você já tem o seu objetivo final, defina metas menores (submetas) que vão fazer com que você caminhe aos poucos em direção aonde quer chegar. Faça o mesmo com o prazo, dividindo-o de acordo com a necessidade de cada uma das metas.

Para isso, pense sobre o que você precisa fazer para alcançar o seu grande objetivo. Por exemplo, vamos supor que o objetivo do seu plano de desenvolvimento profissional seja melhorar a  A SUA COMUNICAÇÃO AO VENDER SUAS IDÉIAS , AO FAZER APRESENTAÇÕES, AO SE RELACIONAR COM A EQUIPE EM ATÉ 3 MESES.

Ao dividir esse objetivo em metas menores, você pode chegar à seguinte lista:

  • Trabalhar o autoconhecimento para entender quais são os seus pontos fortes e de melhoria na hora de falar com um público. 
  • Entender sobre perfis comportamentais e como cada perfil precisa ser tratado.
  • Dominar sua linguagem corporal para transmitir confiança e clareza em componentes além da fala: postura, expressão facial, gestos e movimentos.

Com essas metas definidas, você pode identificar ações práticas para desenvolvê-las e, então, definir períodos de prática e prazos para cada uma delas.

  • Autoconhecimento: listar pontos fortes e pontos de melhoria que envolvem a sua comunicação  e entender como utilizar os pontos positivos a seu favor (2 semanas | 1ª quinzena de janeiro de 2021)
  • Perfil Comportamental: ler um lIvro sobre tema ate final ate 28/fev/2021 e realizar uma análise pessoal do meu perfil até a 2º quinzena de março.
  • Linguagem corporal: treinar apresentações e discursos em frente ao espelho ou para um grupo pequeno de amigos para conhecer a minha linguagem corporal e descobrir pontos de melhoria (1 hora – 2 vezes por mês | janeiro de 2021 até março de 2021).

Cumprindo todas essas metas, ao final do prazo estipulado, você já conseguirá perceber os resultados no seu desempenho. E você, conforme for se desenvolvendo já deve ir colocando os novos conhecimentos em prática. A regra é: ação a todo momento!!!!

3º Ponto – OTIMIZE O SEU DESENVOLVIMENTO

Uma das melhores formas de garantir um resultado mais rápido mantendo a qualidade e fortalecendo o seu compromisso com o seu objetivo final é fazer cursos de determinadas habilidades. 

No caso do exemplo anterior, você poderia fazer um curso de comunicação que trabalhe todos os pontos levantados, além de outros cursos que trabalhem elementos específicos que podem te ajudar a se destacar ainda mais nesse tema. Pode fazer um processo de COACHING / MENTORIA para acelerar a busca por esse resultado e te ajudar a eliminar aquilo que te atrapalha. Saiba que você tem como otimizar seu plano com a ajuda de bons profissionais.

Isso aumenta ainda mais  as chances de persistir com o seu plano de desenvolvimento profissional

Meu desafio pra você é que hoje você já comece a trabalhar no seu plano de desenvolvimento  e comece a colocar suas ações em prática ok?

Conte comigo! Bjs

Carol Mira

Especialista em Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *